top of page

Biodatas dos participantes

Oswaldo Mario Serra Truzzi é professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1985), Curso de especialização em Gestão Pública na HEC (École des Hautes Études Commerciales (1983) e Curso de Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1979). Visiting Scholar como bolsista Fulbright na Universidade de Chicago (1992), onde realizou também estágios de pós-doutorado (1996, 2000 e 2006). Trabalhou como pesquisador do IDESP entre os anos de 1990 e 2002. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das Migrações, História Social da Imigração e Sociologia das Organizações. Palestrante convidado (Guest Speaker) na Columbia University (2018), na Brown University (2015), na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2014), na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (2013), na TokyoUniversityofForeignStudies (2012), na Universidad de Salamanca (2010), na American University of Beirut (2006), na Université de Notre Dame, Líbano (2006) e na University of Chicago (1993). Coordenou, entre 1998 e 2000, e entre 2007 e 2009, o Grupo de Trabalho Migrações Internacionais da ANPOCS. É filiado à ANPUH e à SSHA (Social Science History Association). Integra a Red de Estudios Migratorios Transatlánticos, com sede no CSIC, em Madri. Dirigiu de 2000 a 2016 a Editora da Universidade Federal de São Carlos. É pesquisador do CNPq.

 

Fernanda Landucci Ortale é livre-docente pela Universidade de São Paulo. Possui Doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro. Dedica suas pesquisas aos seguintes temas: o ensino-aprendizagem de línguas de herança, a formação de professores sob a perspectiva Pós-Método, o discurso de sala de aula e o ensino de italiano em escolas públicas. Atualmente é professora do departamento de Letras Modernas (área de Língua Italiana) e leciona disciplinas relacionadas ao ensino-aprendizagem de italiano e na Pós-Graduação, à Formação de Professores de Línguas. É mãe do Gustavo desde 2002.

​

Giliola Maggio é docente e pesquisadora da Área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo. Doutora em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com tese sobre a língua e o espaço da comunidade de imigrantes italianos de Pedrinhas Paulista - SP. Atualmente dedica-se aos estudos de língua italiana falada no Estado de São Paulo, com ênfase nos estudos sobre língua de herança, memória e identidade. Dedica-se também à didática do ensino de língua italiana.

 

Walmir Scaravelli é Secretário de Educação da Prefeitura da Estância Turística de Itu e atualmente se dedica apesquisa em novas oportunidades de ligar Educação e Tecnologia e também em se envolver com projetos que ampliem a disponibilidade de cultura para crianças e adolescentes do Brasil. 

​

Rosangela Maria Laurindo Fornasier possui graduação em Letras - Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2018), atuando principalmente no seguinte tema: língua de herança; imigração; políticas linguísticas.Atualmente está cursando o Doutorado junto ao Programa em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo.

 

Tatiana Iegoroff de Mattos possui graduação em Letras - Italiano pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente está cursando o Mestrado junto ao Programa em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo.

 

Silvana Azevedo de Almeida possui graduação em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu (Rádio e TV, 1994; Jornalismo, 2000) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2016). É jornalista especializada em gastronomia e educação, com vinte anos de experiência na imprensa escrita. Atualmente é sócia de uma empresa de conteúdo jornalístico onde desenvolve projetos voltados à cultura gastronômica italiana no Brasil e textos para revistas, sites e livros.

 

Denise Lícia Boni de Oliveira possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2012), graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professor assistente da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Internacional, Política Externa Brasileira, Brasil, União Europeia, Mercosul e ONU. É membro da Academia Ituana de Letras, cadeira número 3, sob o Patrono Francisco Nardy Filho.

 

Rose Ferrari é graduada em Jornalismo e pós-graduada em Português: Língua e Literatura, pela Universidade Metodista de São Paulo. Em 30 anos de carreira, atuou nas áreas de Assessoria de Imprensa, Reportagem, Chefia de Reportagem e Edição. Atualmente, dedica-se também à edição de livros, estando à frente da Editora Mirarte.Tem inúmeros trabalhos publicados em jornais, revistas e coletâneas literárias. Destaca-se, em especial, sua atuação como editora da revista Campo & Cidade, periódico ituano dedicado ao resgate e à valorização da história e da cultura regionais. É integrante da Academia Saltense de letras desde 2013, na qual ocupa a cadeira de número 38, cujo patrono é o escritor Mário Quintana. Desde junho de 2018 é também a vice-presidente da entidade.

​

Vilma Pavão Folino é pedagoga e psicopedagoga aposentada, trabalhou na área de educação nos diversos níveis, do pré-escolar ao superior. Seu conto, “Patrimônio que transcende tempo e espaço”, foi selecionado para publicação pelo II Concurso  Literário Brasil-Itália-COMITES, 2017 e publicado no livro  Vozes Ítalo-brasileiras II, Editora In House, janeiro de 2018.Uma das organizadoras do livro “Italianos em Itu- da Imigração à Atualidade”, Editora Fox Tablet,2017.

​

Maria de Fátima Boni Oliveira é advogada e pesquisadora da imigração italiana.

​

Edson Carlos de Oliveira é conferencista e engenheiro eletricista e de segurança do trabalho.

bottom of page